quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Contrata-se grávida (Voce S.A)

Em tempos de guerra por talentos, gravidez deixou de ser motivo para ficar de fora de uma seleção de emprego
Por Carolina Nadjar

Miriam Carona, 36 anos, da Claro: proposta veio junto com a gravidez
A aprovação do projeto de lei no Senado que estende para seis meses a licença-maternidade acende a discussão sobre a carreira das mulheres.

Na prática, deixar a empresa por um tempo, mesmo em cargos mais altos, não tem impedido que elas subam na hierarquia, embora seja importante, dizem as executivas, ficar em contato com a empresa durante a licença.

Vale o mesmo para o momento da seleção. A contratação de grávidas para cargos gerenciais vem ocorrendo em grandes empresas, sinal de que as companhias estão mais preocupadas com a contribuição de longo prazo das profissionais.

A contadora paulistana Miriam Sayuri Kimura Carona, de 36 anos, é um exemplo disso: no meio do processo seletivo na operadora de celular Claro, descobriu que estava grávida. Ela avisou os responsáveis pela seleção e hoje, no sexto mês de gravidez, ocupa a diretoria executiva de auditoria.

“Contei imediatamente e, mesmo assim, ouvi a proposta em seguida”, diz Miriam, que é formada em ciências contábeis, tem pós-graduação, MBA e experiência profissional nos Estados Unidos.

O motivo por trás da contratação de Miriam é a necessidade de encontrar gente talentosa que possa contribuir no curto e no longo prazo para o negócio. “Vivemos uma guerra por talentos e por isso gravidez se tornou um detalhe”, afirma Renata Wright, gerente da Michael Page, empresa de headhunting de São Paulo. “Vejo que 90% dos meus clientes não têm restrição a mulheres grávidas.”

MOTIVAÇÃO

A consultora de recursos humanos do Citibank, Cláudia Mazzetto, de 38 anos, descobriu que estava grávida na mesma época em que fazia as entrevistas para ocupar o cargo atual. “Por eu ter sido aceita, foi motivador. Queria dar o máximo de mim”, diz.

“Por experiência própria, digo que as grávidas trabalham com motivação extra, pois querem manter sua carreira depois de ter o bebê”, diz Elizabeth Maia, consultora de Right Management, empresa de consultoria de carreira de São Paulo.

Mudança nas empresas

Para atender as mães e não perder boas profi ssionais, as companhias vêm se adaptando. Veja o que algumas organizações têm feito:

1 A IBM permite que as mães que amamentam saiam durante o expediente para o aleitamento, com transporte pago pela empresa.

2 No Banco Real, existe um lactário para que as mães possam arma zenar o leite e levar para os fi lhos quando deixam a empresa, no fi nal do dia.

3 Na sede da Claro, em São Paulo, está em projeto uma creche para as mulheres com crianças pequenas. “A idéia é ter uma creche que complete o período de amamentação depois da licença-maternidade. Quero dedicação e não gostaria de ver uma mãe voltando ao trabalho triste porque teve de parar de amamentar”, diz João Cox, presidente da companhia.

25 comentários:

ricardo disse...

olá,estou gravida e quero trabalhar,nao só por necessidade mas pq sempre trabalhei e gosto do que faço.Quero uma vaga

gestaçao disse...

ola meu nome è jessica eu tenho 18 aninhos vou ser mamae e estou precisando muito de um trabalho preciso eu necessito

karlinha2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karlinha2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karlinha2 disse...

Boa noite, estava lendo seu artigo sobre contratação de grávidas e achei muito interessante.
Estou em Recife e fui desligada, grávida, de uma grande instituição financeira a qual fiquei extremamente surpreendida.
De toda forma, estou com 4 meses de gestação, tenho ampla experiência em gestão de clientes de alta renda, investimentos, crédito e captação e fidelização de clientes.

Gostaria de uma orientação e oportunidade de realocação no mercado e acredito que vocês possam me ajudar.

Aguardo contato

Daiane disse...

Boa tarde,estou gravida gostaria muito de um trabalho,tenho experiencias em algumas areas,se alguem pode me indica empresas que contratam gestantes morro em São Paulo Capital tenho 20 anos.

Anônimo disse...

oi sou Milena estou gravida, gostaria e preciso trabalhar será se alguma empresa pode me ajudar?

Somos inspirações para todos ... disse...

Boa tarde, me chamo Luciana estou grávida de 1 mês, quero um emprego como faço, tenho vasta experiência no setor administrativo, financeiro e rh..

Fico no aguardo..

Danielle disse...

Meu nome é Danielle, estou grávida de 3 meses, sou Profissional extremamente competente e comunicativa, busco por novos horizontes, uma das minhas funções é desenvolver soluções e estratégias para um bom funcionamento de uma instituição. Procuro não matar sonhos e talentos de meus companheiros de trabalho, mantendo um bom relacionamento interpessoal. Trabalhei durante 6 anos em uma cooperativa de crédito. Tenho interesse em uma nova oportunidade de emprego. Caso possa me encaminhar, fico agradecida, moro em Belo Horizonte - MG

keka disse...

Olá, me chamo Raquel,estou grávida de 2 meses e preciso muito de um emprego,tenho vasta experiência em atendimento ao púlico hospitalar.....Por favor quem puder me ajudar, agradeço desde já!!!!! Moro no Rio de Janeiro, meu e_mail.keka_fe@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Meu Nome é Bruna sou estagiaria de Rh estou prestes a perder meu emprego e estou gestante de 2 meses.Enecessito de um emprego.
Grata a quem puder me axuliar.;
bruna_angel89@hotmail.com

ARTT NO PANO disse...

OLÁ MEU NOME É PRISCILA TENHO 28 ANOS E ESTOU GRAVIDA DE 2 MESES QUERO MUITO ENCONTRAR UM EMPREGO,POIS QUERO MUITO AJUDAR MEU MARIDO.OBRIGADA.

bruna fontes disse...

Olá.Estou grávida de 20 semanas e até alguns minutos atrás,achava que não contratavam gestantes.
Vendo esta "reportagem",venho pedir ,caso alguém saiba de alguma empresa que esteja contratando,por favor,me enviem um e-mail.Moro no Rio de janeiro e falo três idiomas além do português.Sou formada em turismo,tenho experiência como recepcionista e atendimento ao cliente.
Email: bruninhafontes@yahoo.com.br
Obrigada!

bruna fontes disse...

Olá.Estou grávida de 20 semanas e até alguns minutos atrás,achava que não contratavam gestantes.
Vendo esta "reportagem",venho pedir ,caso alguém saiba de alguma empresa que esteja contratando,por favor,me enviem um e-mail.Moro no Rio de janeiro e falo três idiomas além do português.Sou formada em turismo,tenho experiência como recepcionista e atendimento ao cliente.
Email: bruninhafontes@yahoo.com.br
Obrigada!

Ester disse...

Estou grávida de 19 semanas,e achava que não contratavam gestantes.Estou empregada,porém a empresa encerrará as atividades em breve, moro em São Paulo Zona Leste, atuo como Auxiliar Adm.caso saibam de empresas que estejam contratando. E-mail. ester.sp@hotmail.com.
Obrigada!!!

Kelly disse...

Estou grávida de 10 semanas, perdi uma oportunidade só porque fui sincera em disser que estava grávida. Sou Técnica em secretariado e tenho curso com o Proheus,caso tenham notícias, favor mandar no e-mail: kellycristinycunha@hotmail.com

B. Barcelos disse...

Olá meu nome é Vanessa,
Descobri que estou grávida na segunda dia 19/09 sou formada em administração de empresas, trabalhei 7 anos numa empresa que prestava serviços para Petrobras na logística de pessoal, tenho facilidade de lidar com o público se alguém souber de alguma oportunidade por favor me envie um e mail, moro em Itaboraí tenho 32 anos favor mandarem e mail :vanessab.barcelos@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia!
Meu nome é daiana Silene, estou com 19 anos de idade! estou gravida de 4 meses e estou a procura de um emprego! estava pesquisando e encontrei esse site e gostaria de saber mas em relaçao a essas vagas que sao disponibilizada para pessoas nas mesmas situaçoes que eu!
Gostaria que me retornace esse comentario com mas informaçoes por E-mail:daianasilene@hotmail.com!

grata!
Daiana Silene.

Lilika disse...

Ola ... Estou grávida de 6 semanas sera que temos ua oportunidade de emprego disponível , odeio ficar parada....Lilian

Drii disse...

estou gravida de 5 meses e estou aberta para o mercado de trabalho estou no 3ano do ensino medio meu nome é Adria e tenho 18anos estou presizando muito de um enprego e gostaria de uma chancer.

Michelle Lourenço disse...

Oiee..

Estou grávida de 5 meses e a procura de uma vaga de emprego.
Espero conseguir.

Obrigada!

Anônimo disse...

Atualmente, estou fazendo um processo seletivo e acabei de descobrir que estou gestante. Vou contar a empresa, embora acredite, que naturalmente, eles não vão me querer mais. Mas fiquei feliz com a reportagem. Sorte sempre p/ todos!

keli disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Danielli Sousa disse...

Bom dia ! Estou gravida de 7 semanas e gostaria de trabalhar ! Estou cursando faculdade de Comercio Exterior ! Aguardo resposta !
Email: danisousa_22@hotmail.com