Recrutamento e Seleção de Pessoal(HUNTING de Especialistas, Gerentes, Coordenadores, Analistas Senior), vagas de emprego e Recolocação Profissional (OUTPLACEMENT) em áreas diversas. Orientação de Carreira, Laudos Psicológicos de profissionais especializados e executivos. Unidade São Paulo e Vale do Paraíba (Guaratinguetá) (12) 9 9786-7919 Vivo e (12) 9 8230-3766 Tim com Lúcio. skype: alcance.rh
Postagem em destaque
Recolocação Profissional no Vale do Paraíba
Recolocação Profissional no Vale do Paraíba H ora de procurar emprego é enquanto está empregado.... e se já está PHD (por hora dispo...
terça-feira, 31 de janeiro de 2006
Transparência...
É uma louvável relação de mão dupla, cujo exemplo tem de vir do topo
Por Mr. Max
Em empresas, transparência tem esse nome porque a boa relação é como um vidro plano: permite enxergar de ambos os lados. A direção sabe o que se passa na cabeça dos funcionários e os funcionários sabem quais são os planos da direção. Transparência é uma questão de ética e de compromisso com a verdade.
Quando eu tinha meus 20 e poucos anos, trabalhava em uma empresa e estava mais ou menos feliz nela. Mais ou menos, porque a felicidade absoluta não existe no mercado de trabalho. Mas eu estava mais feliz que infeliz. Um dia, me ligou um headhunter. E me perguntou se eu estaria interessado em participar de um processo de seleção em outra empresa.
Como todo headhunter, ele não precisou de mais que cinco minutos para me convencer de que aquela era a grande chance de minha carreira. Além disso, ele me disse, seria apenas um primeiro contato, um bate-papo sem maiores compromissos.
Como não tinha nada a perder, fui. Fiquei impressionado com a empresa, com o gerente, com o cafezinho e com o ambiente tranqüilo. E concordei em continuar no processo.
Aí, no caminho de volta, me bateu aquela dor na consciência. Estaria eu traindo a confiança de minha empresa atual? Deveria chegar e, imediatamente, relatar o que tinha acontecido? Sem dúvida. Afinal, o que é certo é certo. Mas, e se fizesse isso e a empresa reagisse mal? E, talvez, até me despedisse? Aí, eu, que tinha um emprego na mão e um voando, correria o risco de ficar de mãos abanando.
Assim, dividido entre ser correto e o risco de ser correto, cheguei. E fiquei sabendo que 15 colegas haviam sido dispensados naquela manhã. Uma simples medida de redução de custos, que não tinha nada a ver com o desempenho dos demitidos. Perguntei a meu chefe se não teria sido possível alertar os funcionários de que os cortes estavam para acontecer. E meu chefe me perguntou se eu estava louco. Essas coisas, ele disse, tinham de ser feitas sem contemplação, e o mais rapidamente possível, para evitar complicações.
Mesmo assim, contei para ele sobre a entrevista, e informei que pretendia continuar no processo. A partir daí, vivi os piores 30 dias de minha vida profissional. A empresa decidiu pela contratação de meu substituto, o que significava que, se não conseguisse o novo emprego, seria dispensado. Mas tudo era um jogo de cena para que eu desistisse. Só quando pedi a conta é que fiquei sabendo da verdade.
Aí, respirei aliviado. Eu tinha sido transparente, embora a empresa tivesse sido opaca. E foi a última vez que fiz isso. E não recomendo que alguém o faça. Transparência continua sendo algo louvável, mas só funciona se for uma avenida de mão dupla. Transparência unilateral é ingenuidade. No plano espiritual, é dando que se recebe. No plano corporativo, o exemplo vem do alto. É recebendo que se retribui.
Max Gehringer é escritor e palestrante, max.g@uol.com.br (Voce S/A, janeiro 2006)
quinta-feira, 12 de janeiro de 2006
Apresentação BLOG por Albertino CIESP
Sobre o Lúcio e a Alcance Consultoria, eu diria que conheço o Profissional já há alguns anos e é sem duvida um parceiro de toda hora, atuando com muita ética e profissionalismo. Lucio está sempre disponível para ajudar e em busca de uma saída para nossas necessidades ou solicitações, e por isto é um prazer trabalhar contigo e sua equipe..
Em 2006 esperamos estar juntos em diversos projetos aqui no Vale e em outras regiões pelo CIESP - FIESP - SENAI - SESI e pela nossa empresa... Agora outro o Lúcio como pessoa é amigo também de qualquer hora e todo momento...é muito bom ser seu amigo e parceiro...
Muitas realizações , Sucesso e Sáude + Paciência neste ano.
Um forte abraço
Albertino - Diretor do DEPAR/FIESP, Diretor Regional CIESP e Presidente do Conselho Consultivo SESI/SENAI
terça-feira, 10 de janeiro de 2006
Assessment - Benefícios
Levantamento da necessidade de treinamento. Definição de treinamentos necessários visando o alinhamento entre a estratégia organizacional e as competências dos líderes.
Retenção de talentos – estabelecer através da identificação do perfil
Estabelecimento de critérios para job rotation
Interatividade gerencial, evitar criar feudos nos departamentos estabelecendo um trabalho harmônico, oferecendo mais resultados, maior sintonia.
Redução de conflitos
Redução de Turn-Over
Para maiores informações agende uma visita sem compromisso da Alcance RH Consultoria e Treinamento pelos fones 11-4191-9377 com Nair ou 12-3132-4963 com Lúcio
Assessment - Metodologia
Para a empresa:
1 – Conhecer a cultura da empresa, valores, comunicação, objetivos, trajetória da empresa e conhecer detalhadamente os dirigentes da empresa.
2- Definir quais as competências necessárias estruturais para aquele exato momento que a empresa se encontra, quais são os objetivos gerais e primordiais e os objetivos específicos.
3- Diagnóstico, análise psicológica dos profissionais, características de personalidade juntamente com seu desenvolvimento profissional e social. Através de testes de inteligência, testes de personalidade e entrevistas individuais.
4- Relatório Final – Devolutiva individual sobre os resultados obtidos quantitativamente e qualitativamente com sugestões de planos de ação individual e conjunto.
5- Feed-back – aos dirigentes da empresa com os resultados obtidos. Possibilitando desenvolver um plano de desenvolvimento e comprometimento.
Para os avaliados:
· É valioso apontar as dificuldades e limitações atuais e definir aquelas que precisa ou deseja mudar.
· Verificar também se as mudanças que se deseja cumprir não estão muito longe para serem alcançadas. Se não estão, construir um plano de ação para que a intenção se transforme em resultados.
Para maiores informações agende uma visita sem compromisso da Alcance RH Consultoria e Treinamento pelos fones 11-4191-9377 com Nair ou 12-3132-4963 com Lúcio
Assessment
O trabalho consiste em fazer uma análise aprofundada de inteligência, competências, estilo e perfil com identificação dos pontos fortes e fracos dos executivos.
Trata-se de uma solução para que a empresa conheça melhor o perfil de seus atuais e futuros dirigentes e ganhem vantagem competitiva no mercado, através do adequado e excelente aproveitamento dos seus colaboradores.
Temos como objetivo assessorar a empresa na tomada de decisões, possibilitando contratações mais assertivas, fazendo uma avaliação das competências, antes de precipitadas promoções ou contratações, evitando enganos.
Também é possível através deste trabalho viabilizar o processo de integração de novos Dirigentes /Presidentes/CEO através do conhecimento prévio do perfil dos executivos com os quais ele fará a gestão da empresa.
Para mais informações agende uma visita sem compromisso da Alcance RH Consultoria e Treinamento pelos fones 11-4191-9377 com Nair ou 12-3132-4963 com Lúcio
quinta-feira, 5 de janeiro de 2006
Recrutamento pelo signo....
Uma empresa de recursos humanos da China publicou um anúncio de empregos e avisou que vai dar preferência aos candidatos que nasceram sob o signo do cachorro no horóscopo chinês.
A oferta de emprego da Companhia de Desenvolvimento em Recursos Humanos Jilin Jiangshan informa que apenas pessoas nascidas em algum ano do cachorro devem se candidatar.
Dong, o administrador de pessoal da empresa, explicou a preferência por causa das características do signo chinês, entre elas, a lealdade.
"Acreditamos que as pessoas nascidas nos anos do cachorro têm boas características como lealdade e honestidade", disse Dong, que nasceu sob o signo do cachorro, à agência de notícias Associated Press.
A legislação chinesa proíbe discriminação no local de trabalho, mas os termos são vagos.
"Como uma empresa de recursos humanos, são essas as características que nós precisamos."
De acordo com o zodíaco chinês, o ano de 2006 é do cachorro, bem como os de 1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982 e 1994.
Se a moda pega..... dá pra levar a sério???
terça-feira, 3 de janeiro de 2006
Apresentação do BLOG - Alcance-RH
É com grande satisfação que atendo ao pedido de apresentar o BLOG da Alcance Consultoria e Treinamento, do meu amigo Lúcio Gualiato. Satisfação, em primeiro lugar, por saber que a internet vai dispor de mais um local inteligente, objetivo e sadio, que oferecerá informações interessantes e úteis.
Satisfação, em segundo lugar, por ver um amigo - um grande amigo - entusiasmado como um adolescente, postando mensagens, escolhendo modelos em HTML para o designer da publicação, coletando fotografias na internet e desbravando de peito aberto as potencialidades da presença na rede. E, naturalmente, analisando o fotolog do seu filho, não para fazer críticas, mas sim para aprender alguma coisa com ele.
O Lúcio é um sujeito sério. Muito sério. Sérissimo, se podemos dizer assim. E como todos os que possuem esse perfil, não está "para brincadeiras". É um profissional arguto, sensível e objetivo. Duro na ação e flexível no aprendizado. Rápido em conquistar espaços e lento para deixá-los. Sempre teve "um pé atrás" com esse negócio de internet, aproveitando aquilo que parecia ser mais útil a sua atividade (e-mail principalmente, e agora comunidades profissionais), sem no entanto se deixar enlevar pelo canto da sereia virtual.
Quando vejo o Lúcio como produtor de BLOG, sinto que a internet tem salvação ... mesmo os que ofereceram heróica resistência estão cedendo aos encantos da virtualidade. Todas as matérias que tive oportunidade de ler são ótimas, e o projeto que ele tem em mente é excelente, razão pela qual recomendo enfaticamente que, todos os dias, você dê uma passadinha por aqui e veja as novidades.
Como já disse, o Lúcio não é de brincadeira, e se ele comprou a idéia, vamos ter alguma coisa muito boa acontecendo. Sucesso, amigo. É o que desejo de coração.
Nelson Marques de Oliveira Junior Consultor Empresarial, Trainer FIESP/ Depar Taubaté e Região - Conselho Consultivo SESI/SENAI - Assessoria CIESP Diretoria Regional Taubaté - Representação Guaratinguetá - Assessoria