Postagem em destaque

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba H ora de procurar emprego é enquanto está empregado.... e se já está PHD (por hora dispo...

segunda-feira, 20 de março de 2006

Vamos trabalhar.... fora desânimo

O desânimo para cumprir as responsabilidades profissionais é mais comum do que se pensa, mas superá-lo é tão simples quanto ter uma alimentação saudável, respeitar seu corpo e viver com alto-astral
Texto: Janete Tir

Tem dias em que um cansaço sem explicação misturado com tristeza e uma profunda preguiça nos abate. E é só com muito custo que conseguimos reunir forças para levantar da cama e enfrentar mais um dia de trabalho. É o desânimo que começa a dar os seus primeiros sinais com uma preocupação excessiva, passando pelo medo de falhar na hora mais importante e terminando com a ansiedade em seu pico mais alto.

Às vezes, isso acontece por uma simples crítica, por sucessivas tentativas de mudar o rumo de sua carreira sem o resultado esperado, por perder o seu emprego para um estagiário, pelo menosprezo a um projeto que valeu noites em claro e até pela falta de reconhecimento no trabalho.

Não pense que você está sozinho quando o assunto é desânimo, pois todo mundo, sem exceção, tem os seus momentos ruins. Para o psicanalista Chafic Jbeili, em seu livro Superando o Desânimo (antes que ele supere você), da Editora Nobel, "pode parecer uma coisa simples e corriqueira, dependendo de sua freqüência e intensidade. O desânimo pode esvair o sentido da vida de qualquer um e desencadear doenças físicas e psíquicas.

Quando a mente desiste, o corpo também desiste. Essa desistência da mente em se preocupar com os objetivos, embora traga sensação de descanso, dá margem à angústia e suas conseqüências". Quando esta situação se arrasta por vários dias, é hora de procurar a ajuda médica. Só assim dá para avaliar o que o desânimo conseguiu fazer com o seu corpo.

Bateria de exames

Quando existe um quadro de falta de ânimo, afirma o endocrinologista Antonio Carlos do Nascimento, "é preciso investigar se não há um problema orgânico". A anemia, por exemplo, complicada por uma alimentação sem os nutrientes necessários, pode ser um fator de desânimo.

Outra causa pode ser o diabetes que ainda não apresentou sintomas, mas já está deixando o corpo cansado. Não está descartada, também, uma variação hormonal, ocasionada pela andropausa, nos homens, ou por uma menopausa precoce, nas mulheres.

E, finalmente, por problemas na tireóide, que pode levar de 20% a 30% de pessoas com hipotireoidismo à depressão. Ou, então, continua o médico "o motivo do desânimo profundo pode vir, também, de um estresse crônico, que, além de ser nocivo, pode até precipitar transtornos de saúde que demorariam anos para se manifestar".

Normalmente, depois de uma situação estressante, os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina caem. Mas se o estresse é contínuo, o organismo não consegue se recuperar e por isso acontecem os desequilíbrios no centro do humor, no cérebro, onde são processadas todas as emoções.

Além disso, o desânimo ainda pode ser o responsável por perturbações digestivas, obesidade, falta de libido, alcoolismo, alteração na pressão arterial e até alergias.
Saia dessa com humor Para anular o desequilíbrio e os problemas físicos, a melhor saída são os exercícios, porque eles liberam endorfinas importantes para manter o seu estoque de bom humor e ânimo.

Não é preciso gastar horas em uma academia se matando em aparelhos, "uma caminhada de uma hora por dia já é o suficiente para o organismo liberar doses significativas de antidepressivos para estabilizar e equilibrar o humor e dar prazer", explica o endocrinologista.

Além dos exercícios, continua o dr. Antonio Carlos, é fundamental ter uma alimentação equilibrada, com muitas frutas, verduras e carnes magras. E se afastar de frituras e carnes gordas. O sono também é um fator essencial para evitar o desânimo e a fadiga. "É necessário dormir de 6 a 8 horas por dia", conclui o médico.

15 dicas para animar a sua vida

1 Evite comer demais ou fazer dietas drásticas, de baixas calorias. O seu corpo não merece
2 Prefira alimentos ricos em fibras (frutas e verduras cruas e cereais) e elimine gorduras da sua alimentação
3 Tente diminuir o seu ritmo de trabalho
4 Aprenda a delegar tarefas a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho
5 Faça uma atividade física, pelo menos três vezes por semana, principalmente se passa o dia inteiro sentado
6 Se você se sente cansado, tente fazer caminhadas ao ar livre
7 Beba muita água
8 Durma por pelo menos 8 horas durante a noite
9 Evite café e álcool em excesso
10 Pratique meditação e técnicas de respiração para relaxar
11 Assista a programas de humor, leia um livro engraçado, conte uma piada e ria muito
12 Pense em momentos felizes
13 Fale com pessoas positivas e com alto-astral
14 Agradeça tudo o que já conquistou e até, por que não, as suas derrotas
15 Seja livre, alegre e simples como uma criança

OS 7 PECADOS DO DESÂNIMO

1 - Adiar projetos continuamente
2 - Não querer ter responsabilidades
3 - Ficar irritado por qualquer motivo
4 - Achar que os elogios não são sinceros
5 - Não se empolgar com novos projetos
6 - Passar longe dos desafios arriscados
7 - Acreditar que nada do que fizer dará certo

DETONADORES DO ÂNIMO

O psicanalista Chafic Jbeili destaca alguns agentes que podem desencadear o desânimo

FALTA CRÔNICA DE DINHEIRO

Vivemos em um mundo capitalista e consumista onde o dinheiro é o combustível que põe em movimento todo o sistema. O dinheiro representa realizações, poder e posses, mas a sua falta simboliza um ultimato à sobrevivência.

CONFLITOS SOCIAIS E FAMILIARES

Muitos relacionamentos estão ameaçados pelo desânimo. Porque a cada 10 acertos, apenas um é comentado. No caso de erro, cada um é comentado 10 vezes.

FALTA DE FEEDBACK

As situações onde o elogio e o reconhecimento são erroneamente confundidos como instrumento de manutenção do orgulho - e por isso evitado a rigor - , também desanimam e interferem de maneira drástica na história pessoal.

DESCUIDO PESSOAL

Há também que se orquestrar com muito tato e bom senso as três áreas da vida: a biofisiológica, a psicossocial e a espiritual. Uma não existe sem a outra. Não há nenhuma mais fraca nem mais forte. Uma dá sentido a outra, e as três juntas, harmoniosamente, provêm o bem-estar necessário para a busca do sentido da vida.

ESGOTAMENTO FÍSICO E EMOCIONAL

Ultrapassar os limites do corpo e da mente sobrecarregará os órgãos e sentidos promovendo uma distorção da percepção real que temos dos acontecimentos, desestabilizando as suas perspectivas. Consideremos estes três elementos: cansaço, solidão e medo como adubos potenciais para o desânimo.

CONSTÂNCIA DE RESULTADOS INSATISFATÓRIOS, NULOS OU NEGATIVOS

Esta é uma questão de perspectiva, expectativa e, sobretudo, inteligência. É uma questão de perspectiva porque nem tudo é tão bom como parece nem tão ruim como se costuma pensar. É uma questão de expectativa porque não se deve agir esperando a satisfação plena de todos. E é uma questão de inteligência, porque envolve capacidade de adaptação. Ou seja, se continuar a fazer tudo igual, terá os mesmos resultados. Se tentar de um jeito diferente, novos resultados virão.

AVALIAÇÃO SIMPLÓRIA DE DESEMPENHO E RESULTADOS

É a avaliação ingênua, sem base substancial e por isso infundada. A pessoa "mina", auto-sabota, o seu próprio caminho e assim estabelece um resultado prévio, geralmente negativo, para justificar sua máxima: "Não sou bom o bastante".

FALTA DE APOIO E INCENTIVO

Estes elementos materializam o sentimento de pertencer. De que as suas idéias são boas o suficiente para empolgar alguém. Mas a sua ausência não deve representar o contrário. Por exemplo, o presidente da IBM riu de Bill Gates quando ele apresentou a idéia maluca de colocar um computador em cada casa. Nem por isso ele desistiu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Lucio!
1a. vez que visito o seu blog.
Parabéns! Está muito bom!
Por aqui estou indo bem, graças à Deus. "Benditas dicas" de currículo que você me passou!!!
Quase não tenho estado na Syxt, mas como o seu tópico chegou pelo meu e-mail, aproveitei para passar, ler e dar um "Olá!"
Gostei muito deste texto especificamente.
Um grande abraço e Sucesso pra você!

Sueli Faria

Alcance RH Consultoria e Treinamento S/C Ltda. disse...

Que bom que teve utilidade.
Sucesso em sua atividade.
Lúcio - Alcance

Anônimo disse...

Olá Lúcio e Nair,
Parabéns pelo site e espero que tenham sucesso neste empreendimento. Pelo curriculo de vocês acredito que o sucesso seja apenas uma consequência.

Obrigado pela menção ao meu livro e estou à disposição para escrever artigos exclusivos para o site de vocês. Será um prazer!

Forte abraço,
Chafic Jbeili
Brasília-DF

Alcance RH Consultoria e Treinamento S/C Ltda. disse...

Caro Chafic obrigado pelos elogios, continue nos prestigiando e sinta-se a vontade para nos enviar material para divulgarmos e ajudarmos profissionais e interessados.
lucio - alcance