Postagem em destaque

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba H ora de procurar emprego é enquanto está empregado.... e se já está PHD (por hora dispo...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Profissão: Feliz




Em geral existe a idéia da felicidade ligada a profissão. Os jovens nos dizem. Eu quero escolher uma profissão que me faça feliz. Segundo Bohoslavsky o adolescente busca ser um futuro personificado. Não há um adolescente que queira ser um engenheiro, em geral ele quer ser como tal pessoa real ou imaginária.

Ex. com 12 anos eu resolvi ser engenheiro porque eu conhecia um amigo de meu pai com muito dinheiro, viajava muito, tinha uma mulher muito bonita e ele era engenheiro. Sempre o via chegando e saindo e pensava Um dia quero ser como ele! Agora estou na engenharia e não e isso que eu quero. Posso compreender o que eu gostava era da posição daquele homem não da engenharia, na verdade eu nem sabia bem o que era.

Aliado ao sentimento de surpresa, existe também o sentimento de urgência na tomada de decisão. Observa-se nos Serviços de Orientação Profissional um numero grande de jovens que procuram uma orientação nas vésperas da inscrição buscando uma resposta imediata.

A escolha, portanto dá-se nesse clima de urgência na tomada da decisão. O fato de o jovem sentir que perde o ano se não fizer o vestibular lhe e passado muitas vezes socialmente, pelos familiares e amigos. Isso leva o jovem a sentir-se muito culpabilizado perante a família e o grupo de amigos, se ele resolver não fazer o vestibular.

Segundo o dicionário Aurélio vocação significa chamamento, predestinação ou tendência. Não nascemos biologicamente predestinados para nada, somos seres com muitas possibilidades e podemos escolher o que nos é conveniente.
Escolher significa posicionar-se dentre as alternativas que se constituem como possibilidades reais, cada uma delas com seus pontos positivos e negativos.

Nenhum comentário: