Postagem em destaque

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba H ora de procurar emprego é enquanto está empregado.... e se já está PHD (por hora dispo...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

FEED BACK DA ENTREVISTA


Por Mozart Amaecing Langbeck


Todo candidato a uma vaga, divulgada por consultoria ou por uma empresa diretamente interessada, e que tenha passado pelo processo de entrevista ou tenha recebido qualquer contato, tem o direito de manter-se informado sobre tal processo.

As empresas - com suas estruturas cada vez mais enxutas- estão cada vez mais contratando serviços de consultoria especializada em recrutamento e seleção. É de praxe que as consultorias mantenham todos os candidatos bem informados sobre o processo de seleção em andamento, pois é o mínimo que podem fazer em respeito às pessoas que atenderam prontamente ao chamado.

As empresas de consultorias normalmente tratam ou deveriam tratar os candidatos também como clientes, de modo que fiquem satisfeitos em participar do processo de seleção, mesmo que para esta vaga não alcancem seus objetivos de colocação, uma vez que para outras posições a consultoria poderá contatá-los para uma futura participação.

Mesmo depois de passarem pela indicação da consultoria para serem entrevistados pela empresa, os candidatos devem continuar mantendo contato com a consultoria para obter "feed back" sobre o andamento do processo, desde que não haja nenhuma outra recomendação pela consultoria ou mesmo pela empresa. Mesmo sendo uma obrigação da consultoria informar ao candidado, nada impede que ele busque informações, pois isto pode demonstrar interesse pela posição.

Uma grande preocupação dos candidatos é a necessidade de saber o motivo da reprovação, uma informação difícil de se obter das consultorias e empresas.
É de fundamental importância que as consultorias informem aos candidatos qual foi o diferencial que definiu a contratação, mesmo que seja uma melhor afinidade por um determinado candidato por parte da empresa contratante, o que não é difícil acontecer.

Mostrar os pontos fortes e fracos que ajudaram a eliminar o candidato é importante, pois servirá de referência para conduzir o próximo processo. Portanto, é natural que o candidato procure informações sobre as possíveis causas de sua eliminação.

Nenhum comentário: