Postagem em destaque

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba H ora de procurar emprego é enquanto está empregado.... e se já está PHD (por hora dispo...

sexta-feira, 30 de junho de 2006

ENQUANTO O EMPREGO NÃO VEM

Saiba quais as melhores atitudes a tomar até que aconteça a sua recolocação profissional
TEXTO: ADRIANA NATALI

Atualmente é muito difícil prever até quando estaremos empregados.

De acordo com estimativas do Ministério do Trabalho, existem cerca de 9 milhões de pessoas desempregadas em todo o Brasil. Isso não significa que o desemprego está batendo à nossa porta, mas inúmeros motivos podem nos levar a deixar nossos locais de trabalho de acordo com nossa própria vontade ou não, já que as relações empregatícias possuem muitas nuances (econômicas, circunstanciais, gerenciais, regionais, estratégicas e políticas), e a alteração de uma delas pode ocasionar o nosso desligamento da empresa.

E o tempo para a recolocação varia de acordo com o nível hierárquico da função e o grau de especialização do profissional.
Diversas pesquisas realizadas por consultorias especializadas apontam que nos últimos dois anos houve uma redução no tempo médio de recolocação. Estima-se que para os níveis de gerência, coordenação e supervisão, por exemplo, há um período aproximado de cinco a seis meses, em média.

Uma vez que o profissional está temporariamente sem emprego, é fundamental fazer um planejamento consciente das ações que irá empreender para encontrar e escolher suas novas opções de emprego. Para isso, convém analisar algumas questões muito importantes que dizem respeito à questão financeira e à busca pela recolocação.

Com relação à situação financeira, o consultor Carlos Hilsdorf aconselha a: considerar que não há como saber por quanto tempo se estará sem emprego e que suas expectativas quanto ao prazo podem ou não se confirmar.

Com base nisso, seria interessante fazer um levantamento consciente e concreto da sua situação financeira e priorizar como se pretende utilizar os recursos disponíveis até retomar seus rendimentos; além de se analisar com muito critério todos os custos que se pode e deve eliminar, focando os recursos nas prioridades.

A questão do currículo

Com relação à busca por recolocação, o consultor sugere que o profissional redija um currículo atualizado com estilo moderno e layout de bom gosto. "Procure dar ao material um tratamento visual atrativo para que ele seja facilmente distinguível quando estiver junto a outros.

Reforce, sem narcisismo, seus pontos fortes no currículo e lembre-se de incluir um perfil psicológico em que cite seu desejo contínuo de aprender e aperfeiçoar-se, sua tendência para o empreendedorismo, o foco em resultado, dizer que sabe trabalhar sob pressão, que tem flexibilidade para adequar-se ao novo.

Esses itens são muito bem-vistos pelas empresas, mas lembre-se de ser honesto e fiel ao seu estilo de personalidade. Todos os dados serão checados", explica.
Além disso, ele aconselha a fazer uma lista das pessoas que conhecem sua história profissional, assim como seu caráter e seu trabalho.

"Notifique essas pessoas de que você está disponível, solicitando que lhe mantenham informado sobre oportunidades e o indiquem quando julgarem apropriado.
Comente também com os amigos, não somente os de sua área, sobre sua disponibilidade. Com certeza haverá pessoas com contatos que você desconhece, mas que poderão ajudá-lo."

Outros itens também são importantes, como fazer uma relação de empresas em que seu perfil se encaixe, e enviar o currículo. É preferível entregar o currículo pessoalmente para as empresas e profissionais com os quais mais se gostaria de trabalhar. Todo contato pessoal é sempre mais quente e a interatividade facilita a empatia.

Fazer contato com empresas de recolocação profissional e com antigos colegas de trabalho também é bom. "Eles fazem parte da sua rede de relacionamentos e podem sempre contribuir. Um deles, por exemplo, pode ser convidado para montar uma nova equipe, em uma outra empresa, lembrar que você está disponível e convidá-lo.

Outra dica é estar atento à mídia: programas de TV, revistas, jornais, sites que tratem de temas relativos à sua área e suas competências. Bons veículos estão sempre repletos de sugestões e oportunidades", afirma Carlos Hilsdorf.

Ócio criativo

A pessoa que está desempregada deve planejar seu tempo livre para estudar e ampliar suas competências. Se não houver recursos financeiros, deve procurar as atividades sem custo, como ler livros que já possui, participar de eventos gratuitos como palestras e seminários. Se há recursos, que tal fazer aquele MBA? Além de estar interagindo com profissionais interessantes, você investe em seu currículo.

Além disso, é preciso fazer o acompanhamento de todas as ações realizadas, como checar se os currículos foram recebidos, quando será possível ser atendido pessoalmente por alguém, ver como estão as perspectivas com as agências de recolocação, falar com o head hunter.

Para Hilsdorf, usar a baixa pressão nos relacionamentos é fundamental. Não convém ser visto como um chato. Você deve ser persistente, sim, mas não insistente. A diferença está na maneira com a qual vai se relacionar com as pessoas. Não cobre, e sim manifeste sua gratidão pelos esforços que o outro esteja realizando em seu favor. Em todas as situações é sempre conveniente fazer amigos.

Diante de novas ofertas de trabalho, mantenha seu foco nas oportunidades que elas lhe oferecem. Às vezes, é necessário aceitar um salário um pouco menor que o desejado se as perspectivas futuras forem boas.

Além disso, você tem, pelos menos, mais dois benefícios ao conseguir o novo emprego: pode continuar procurando por chances melhores sem perder o ritmo de trabalho (o que às vezes acontece quando fica muito tempo parado) e tem sua segurança financeira garantida.

Para pensar....




  • "O que me incomoda não é o grito dos injustos, mas sim o silêncio dos bons"
  • Martin Luther King

  • "Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quer testar o caráter de alguém, dê-lhe poder." Abraham Lincoln

quinta-feira, 29 de junho de 2006

PERIGO DA BANALIZAÇÃO

O perigo da banalização
Por Carlos Hilsdorf*

Toda época traz sempre, inevitavelmente, suas oportunidades e ameaças. Se observarmos com atenção a História da Humanidade, verificaremos que o declínio de quase todas as civilizações se deu frente a pouca atenção dedicada às ameaças mais evidentes!
Estranho observar que estas ameaças estão evidentes por um longo período de tempo antes que suas conseqüências cruciais ocorram e, no entanto, ninguém faz nada a respeito.

A atualidade também nos apresenta a sua lista de oportunidades e ameaças. Chama-me a atenção uma das que considero mais perigosa: a banalização.
Banalizar é tornar algo “estupidamente” comum e sem importância, vulgarizar. Fazer com que algo perca a importância é uma das estratégias mais eficazes para destruir, em definitivo, o poder de um fato, uma idéia.

Observe que com a revolução sexual não obtivemos apenas as vantagens de olharmos para o sexo de maneira mais humana e menos pecaminosa, mas também, como resíduo, obtivemos uma banalização do sexo. O sexo, nestas condições, perde suas dimensões mais humanas, onde o encontro dos corpos consuma o encontro das almas, para manifestar apenas sua conotação mais primitiva e nitidamente animal: a manifestação do instinto sem a participação da razão e do sentimento.

Esta banalização, para uma imensa maioria das pessoas, resultou num distanciamento entre sexo e prazer, uma vez que tudo aquilo que se torna banal perde intensidade.

E as banalizações seguem:

A banalização da música trouxe à imensa maioria das rádios qualquer tipo de ruído ritmado como se fosse música e qualquer amontoado de palavras sem sentido como se fosse letra.

A banalização da literatura faz com que os livros de auto-ajuda configurem a maioria absoluta da produção e consumo de livros na nossa cultura.

A banalização da corrupção faz com que o slogan “rouba, mas faz” torne-se quase uma declaração de voto de uma imensa maioria de eleitores, como se tivéssemos que escolher entre um corrupto que apresenta resultados e outro, igualmente corrupto, mas apenas retórico.

A banalização da amizade torna as pessoas cada vez mais “colegas” e menos amigas.

A banalização do envolvimento afetivo faz com que os jovens prefiram “ficar”, fazendo múltiplos “ test-drive ” a cada final de semana para finalmente concluírem que não conhecem seus sentimentos.

A banalização da utilização de ansiolíticos e anti-depressivos faz com que as pessoas acreditem que a pílula da felicidade existe...

A banalização dos relacionamentos eterniza o resultado de um excesso de uísque que Vinícius de Moraes postulou “...que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure...” compreendido pelas pessoas como “seja lá o que Deus quiser...”

No mundo corporativo as coisas não são diferentes:

A banalização da responsabilidade social faz hábeis marketeiros sociais desprovidos de responsabilidade.

A banalização do empowerment faz com que se delegue poder independentemente se as pessoas estão ou não preparadas para lidar com ele.

A banalização das vivências faz com que se acredite que se as pessoas riram muito, ou choraram muito, então valeu a pena...

A banalização das palestras dá espaço aos que não tem absolutamente nada a dizer em detrimento de grandes seres humanos e profissionais que, muitas vezes, trabalhando dentro da própria organização, não são ouvidos com a atenção e consideração que lhes é devida.

A banalização das pós-graduações e MBAs transformam uma importante etapa de reciclagem profissional em uma máquina caça-níquel e uma compra escancarada de “linhas a serem incluídas no currículo”, isso sem falar na esmagadora maioria das aulas que chegam, às vezes, a beirar o ridículo.

A banalização das campanhas de incentivo, premia sempre as mesmas pessoas pelo mesmo padrão de desempenho, medindo volume ao invés de medir a contribuição efetiva que cada negócio proporcionou à organização, e a evolução efetiva das competências de cada profissional.

E assim, estamos diante de uma época onde a banalização da religião propõe benefícios materiais de curto prazo ao invés de evolução espiritual no longo prazo.
Onde os alunos nos cursos de graduação fingem que estudam enquanto alguns professores fingem que ensinam.

Onde individualmente não podemos fazer nada e quando nos reunimos nas associações, reuniões, cooperativas, congressos, etc, acabamos por declarar que nada pode ser feito...

Como citei no início do artigo, todas as civilizações são destruídas por suas ameaças mais evidentes, porque de tão evidentes tornam-se banais, misturam-se à paisagem, incorporam-se ao cotidiano e, a sociedade adia constantemente as ações conjuntas necessárias para mudar o estado das coisas.

As Tsunamis, furacões, maremotos, degelos de calota polares, poluição dos mares, efeito estufa, desmatamentos, atos terroristas, surgimento de novas ditaduras, e centenas de outros gravíssimos crimes contra a Humanidade estão tão banalizados que é comum ouvirmos as pessoas falarem sobre eles como se fossem as coisas mais normais e, é claro, terminando sempre com a frase: “Ainda bem que isso ainda não chegou por aqui...”

Ah ignorância e ingenuidade, até quando pagaremos o teu preço?
Até quando todos nós nos responsabilizarmos por não permitir que banalizem nossa existência com nosso total “descomprometimento”, concordância e apoio!

Que tal começar não permitindo que menosprezem nossa inteligência, sentimentos e valores?
Não precisamos mais de heróis, mas de pessoas comuns com a coragem necessária para dizer não e a atitude necessária para dar o exemplo!

* Carlos Hilsdorf é colunista do Empregos.com.br, economista, Conferencista, consultor, Pós-Graduado em Marketing, pesquisador do Comportamento Humano e autor do livro Atitudes Vencedoras.

quarta-feira, 14 de junho de 2006

vagas na LIEBHERR

Interessados enviar currículo para rh.curriculo@liebherr.com

ATENÇÃO: Não esquecer de mencionar o código da vaga no assunto do e-mail.

ENGENHEIRO PROCESSO (Cód. Eng. Proc.)

Formação em Engenharia Mecânica ou Produção;
Experiência comprovada em elaboração de processos de fabricação com centros de usinagem, tornos CNC, ajustagem / rebarbação manual fina de peças de precisão, elaboração de planos de controle para peças complexas usinadas;
Sólidos conhecimentos em técnicas de controle estatístico de processo (Cp e Cpk);
Inglês e/ou alemão fluente;
Disponibilidade para residir em Guaratinguetá/SP.

Desejável
Experiência como operador de centros de usinagem e tornos CNC;
Experiência com os softwares Applied Stats e EngagePlus.


PROGRAMADOR CNC (Cód. Prog. CNC)
Formação Técnica Mecânica;
Experiência 2 anos comprovada como operador de centros de usinagem e tornos CNC;
Domínio Software CAM (PRO-E ou CATIA);
Inglês e/ou alemão fluente;
Disponibilidade para residir em Guaratinguetá/SP.


AUDITOR QUALIDADE (Cód. Auditor)
Formação Técnica Mecânica;
Conhecimento em:
Técnicas de auditoria;
Normas ISO 9000 (preferencialmente NBR 15100);
Criação de planos de controle e de processo;
Técnicas de soluções de problemas e melhoria contínua (6 Sigma, Lean Manufacturing, Kaizen, ferramentas da qualidade, 8D, etc);
Implementação de sistemas de qualidade baseados em processo orientado (PQMS);
Aplicação de ferramentas para medição (CEP, curva ABC, R&R);
Disponibilidade para residir em Guaratinguetá/SP.

Desejável
Inglês e/ou alemão fluente;
Conhecimento em:
Técnicas de amostragem (FAI);
Rastreabilidade de documentos;
Utilização e programação de tridimensional CNC (preferível Zeiss e Software Calypso);
Processos de fabricação (preferencialmente em Usinagem e Galvanoplastia);
Garantia da qualidade em empresa aeroespacial;

Att.,

Taíse Elen Lopes
Recursos Humanos

Gênio Forte ou Bola Murcha???


Vamos relembrar e comparar os cenarios vividos ha 4 anos atras e atualmente???

2002 - Escalação da seleção nacional com o polêmico e genio forte Felipão, nao convocando o Romário, outro polêmico profissional, gerando discussões para mais de mes...
Resultado: Brasil penta campeão, merecidamente, depois daquele fiasco que foi o tetra campeonato, onde vencemos com aquele time horrivel do Parreira!!!

2006 - Escalação da seleção nacional com o bola murcha e teimoso Parreira, assessorado pelo fantástico Zagalo (esse sim eu tiro o chapéu) e alguém se lembra da polêmica??? Acho que não... porque naquele dia só discutíamos os ataques do PCC em São Paulo!!!

Já sei, vai ter muita gente discordando... pode comentar a vontade....

vaga ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

***ANALISTA DE RH***
*Superior Completo em Administração ou Psicologia - desejável Pós em Gestão de RH;
*Mínimo 05 anos de experiência generalista em RH: recrutamento, seleção, treinamento, relações trabalhistas, folha pagamento, benefícios, cargos e salários, etc.
*Experiência em indústria;
*Inglês fluente.

Os candidatos que atenderem aos requisitos e tiverem interesse na oportunidade devem enviar currículo para alliancarh_regina@intus.com.br., mencionando Pretensão Salarial.

Só serão analisados currículos dentro do perfil mencionado.

Atenciosamente,

Regina Carassini
Alliança RH
(12)3922.8034

terça-feira, 6 de junho de 2006

E por falar em futebol.... (Ronaldinho um show)


Recebi esses links que são vídeos de nosso melhor jogador de futebol, Ronaldinho Gaucho.
Assisti todos.
Pra quem gosta de futebol é um show emocionante.
Pra quem gosta de atitude, um show do que significa persistência, treinamento, trabalho em equipe, visão de jogo, jogo de cintura, criatividade e outros adjetivos mais.
Vale a pena!!!

O maior baile de todos os tempos nos gramados da Europa! Clique para ver:

01) http://www.youtube.com/watch?v=v3DTAck4u6o&search=Ronaldinho

02) http://www.youtube.com/watch?v=P-bWsOK-h98&search=Ronaldinho

03) http://www.youtube.com/watch?v=eN0V-rJQSHE&search=Ronaldinho

04) http://www.youtube.com/watch?v=3PGzrfE8rJg&search=Ronaldinho

05) http://www.youtube.com/watch?v=xHM73KrutNE&search=Brazil

06) http://www.youtube.com/watch?v=x95GB8YGs2o&search=Ronaldinho

sexta-feira, 2 de junho de 2006

vaga SUPERVISOR DE INFORMÁTICA INDUSTRIAL


A Aços Villares é uma empresa dedicada a produção de aços especiais ereconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus produtos.Empregando cerca de 3.200 funcionários em suas unidades de negócios, naGrande São Paulo e Interior, voltada para o suprimento da cadeia automotivae indústrias de base.

Esta contratando para uma de suas unidades em Pindamonhangaba:"SUPERVISOR DE INFORMÁTICA INDUSTRIAL"

Formação:Superior em Ciências da Computação ou Computação Aplicada (Automação deSistemas) ou Computação Científica ou Engenharia Eletrônica
Requisitos necessários: * 05 anos de experiência em Industrias de Processos
* Amplos conhecimentos em coordenação de Projetos
* Vivência em Tecnologia da Automação Industrial
* Conhecimentos básicos de Eletro-Eletrônica
* Forte habilidade em Liderança de equipes
* Disposição para enfrentar desafios
* Conhecimento intermediário de Inglês e Espanhol.

Oferecemos remuneração e benefícios compatíveis com mercado.Os interessados deverão encaminhar seu "curriculum vitae" para e-mail :lucimara.rocha@villares.com.br ; com o código Info06.
SE GOSTOU DESSA DICA DE VAGA ENVIE SEU CV PARA O EMAIL ACIMA INDICADO E DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO PARA APERFEIÇOARMOS NOSSO BLOG. OBRIGADO.