Postagem em destaque

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba

Recolocação Profissional no Vale do Paraíba H ora de procurar emprego é enquanto está empregado.... e se já está PHD (por hora dispo...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Colocando objetivos no papel...

"Nós nos transformamos naquilo em que pensamos".

Experimente em todo inicio de ano:

1)Faça foco naquilo que é importante pra voce.
2)Escreva numa única folha de papel em no máximo 250 palavras seus principais objetivos / metas.
3)Diariamente dedique um minuto para ler seus objetivos sabendo que a repetição levará a mudança.
4)Analise seus objetivos e verifique se seu comportamento se ajusta aos seus objetivos.

Tenha certeza, isso dá resultado (Spencer Johnson / Larry Wilson)

Dicas contra virus de email

Tenho lido alguns e-mails informando a presença de vírus e algumas explicações bem coesas a respeito.
Não deve-se culpar ninguém, pois você pode estar com o computador contaminado sem saber.
Hoje, a maioria dos vírus e vermes (worms) que são transmitidos via correio eletrônico, acessam primeiramente sua lista de endereços para se auto enviar e assim vai se propagando.

É neste momento que, caso o antivirus não acuse sua presença, podemos descobrir por conta própria.
É simples: Vá a sua lista de contatos (pode ser no Outlook e/ou no próprio webmail);
Insira um novo contato
Nomeie esse novo contato como !!!Alerta de Virus (o ponto de exclamação fará que esse contato seja o primeiro da lista, logo, o primeiro alvo do virus);

Coloque nele um endereço de e-mail inválido (importantíssimo isso) - Exemplo: tocomvirus@zzzzz.xx.xx
Salve o contato.

Explicação técnica:

Ao entrar na lista de endereços e começar a fazer seu auto envio, o virus irá pegar esse endereço inválido e enviar um e-mail contaminado para ele.
Como o endereço informado é inválido, alguns momentos depois, você receberá uma mensagem informando (em inglês) que houve um erro ao tentar enviar a mensagem para o tal endereço.
Como eu coloquei no exemplo (tocomvirus) vou saber que alguma coisa tentou se auto reenviar e vou saber que estou infectado, podendo assim tomar as providencias necessárias para eliminar a praga e evitar que outros também se infectem.

Alcance RH Consultoria e Treinamento

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Teste Vocacional e Orientação Profissional


O processo de orientação profissional proporciona um espaço de discussão e reflexão para os alunos do Ensino fundamental e alunos do ensino médio sobre o momento da escolha profissional, dando oportunidade de questionarem os vários aspectos que envolvem esta escolha e reflexão sobre profissões afins e o mercado de trabalho.

Identificar quais são as dificuldades que impedem a pessoa a realizar uma escolha profissional, possibilitando opções e escolhas mais claras de acordo com o crescimento interno e com idéias da pessoa.

Nossa proposta de Orientação profissional é composta de três etapas: Entrevistas ou aplicação de dinâmicas, aplicação de testes específicos, fechamento e devolução; que possibilitam detectar; características pessoais, desejos, interesses, aptidões, identificações, influências familiares, a imagem que tem em relação ao trabalho; que acabam por comprometer a opção profissional.

Atuamos basicamente em três eixos principais: auto-conhecimento, informação sobre as profissões e informação sobre as exigências do mercado de trabalho atual.

Objetivos da Orientação Vocacional


  • Oferecer ao jovem oportunidades para pensar em si mesmo, levá-lo refletir sobre o seu dia a dia, ajudar tomar consciência de si mesmo, das coisas que ele mais gosta de fazer, suas habilidades, bem como o que ele precisa desenvolver mais, quais são suas capacidades reconhecidas pelos colegas e amigos.

    Objetivos Específicos:

    - Trabalhar os fatores que interferem na escolha profissional: fatores sociais, políticos, econômicos, educacionais, familiares e psicológicos.
    - Conhecer as profissões: O que é? O que faz? Como faz?
    - Compreender as expectativas dos pais, e como elas refletem no seu processo de escolha.
    - Aliviar a tensão e os conflitos provocados por todos esses fatores.
    - Pesquisar junto com o estudante as, profissões, universidades, sites para ajuda, mercado de trabalho e empregabilidade.

Profissão: Feliz




Em geral existe a idéia da felicidade ligada a profissão. Os jovens nos dizem. Eu quero escolher uma profissão que me faça feliz. Segundo Bohoslavsky o adolescente busca ser um futuro personificado. Não há um adolescente que queira ser um engenheiro, em geral ele quer ser como tal pessoa real ou imaginária.

Ex. com 12 anos eu resolvi ser engenheiro porque eu conhecia um amigo de meu pai com muito dinheiro, viajava muito, tinha uma mulher muito bonita e ele era engenheiro. Sempre o via chegando e saindo e pensava Um dia quero ser como ele! Agora estou na engenharia e não e isso que eu quero. Posso compreender o que eu gostava era da posição daquele homem não da engenharia, na verdade eu nem sabia bem o que era.

Aliado ao sentimento de surpresa, existe também o sentimento de urgência na tomada de decisão. Observa-se nos Serviços de Orientação Profissional um numero grande de jovens que procuram uma orientação nas vésperas da inscrição buscando uma resposta imediata.

A escolha, portanto dá-se nesse clima de urgência na tomada da decisão. O fato de o jovem sentir que perde o ano se não fizer o vestibular lhe e passado muitas vezes socialmente, pelos familiares e amigos. Isso leva o jovem a sentir-se muito culpabilizado perante a família e o grupo de amigos, se ele resolver não fazer o vestibular.

Segundo o dicionário Aurélio vocação significa chamamento, predestinação ou tendência. Não nascemos biologicamente predestinados para nada, somos seres com muitas possibilidades e podemos escolher o que nos é conveniente.
Escolher significa posicionar-se dentre as alternativas que se constituem como possibilidades reais, cada uma delas com seus pontos positivos e negativos.

O jovem e sua escolha


Quem é este jovem que precisa escolher uma profissão???

É aquele menino que até pouco tempo atrás só se preocupava em jogar futebol.
Muitas vezes os jovens se atrapalham ao escolher engenharia só porque gostavam de matemática, outros escolhem medicina porque tinham boas notas em biologia.

Ao ingressarem no curso superior alguns jovens se dão conta que não basta apenas gostar de uma matéria específica para ter sucesso numa profissão é preciso muito mais.

Muitas vezes jovens desvalorizam suas próprias capacidades dizendo não sei fazer nada ou não sirvo para nenhuma profissão.
Portanto as expectativas das pessoas quanto ao seu futuro estão carregadas de afetos, esperanças, medos inseguranças; não somente seus, como também de seus familiares mais próximos.

Deixando de escolher a profissão...



Segundo Bohoslavsky apresenta a questão da elaboração do luto das coisas deixadas para trás, sem possibilidade de escolha. Em geral aquilo que deixamos de escolher provoca mais dor do que o fato de escolher algo ou alguma coisa.

Muitas vezes o problema esta ai, em saber deixar, em saber perder, em saber aceitar as limitações de não poder ter tudo, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.

A história vivida na família e todas as formações de identidade são marcantes e definem gostos e interesses. Escolher não e uma tarefa simples. Muitos são os determinantes, mas como saber quais estão presentes no momento da escolha?

Como reconhece-los? Como estabelecer uma ordem de prioridades e a partir dessa tomada de consciência, como escolher?
É importante lembrar que a realidade socio-cultural muda incessantemente. Surgem novas carreiras especializações e campos de trabalho continuamente.

terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Existe contratação entre Natal e Final de Ano???

Costuma-se acreditar que o mes de dezembro, ou melhor ainda, entre a semana de Natal e Ano Novo não existe contratação!!!
Grande engano!!!

Nessa época muitos profissionais se preparam para mudar de emprego, na passagem de mes, deixando seus empregadores ansiosos pelas substituições.
Nesse período muitas pessoas viajam, tiram férias (desempregados ou não) e acabam perdendo chances que irão se arrepender posteriormente.

Tive que adiar minhas férias exatamente por esse problema: completar vagas urgentes.
Voce ja vivenciou essa situação??? Dê sua opinião...

Lúcio - Alcance

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

FEED BACK DA ENTREVISTA


Por Mozart Amaecing Langbeck


Todo candidato a uma vaga, divulgada por consultoria ou por uma empresa diretamente interessada, e que tenha passado pelo processo de entrevista ou tenha recebido qualquer contato, tem o direito de manter-se informado sobre tal processo.

As empresas - com suas estruturas cada vez mais enxutas- estão cada vez mais contratando serviços de consultoria especializada em recrutamento e seleção. É de praxe que as consultorias mantenham todos os candidatos bem informados sobre o processo de seleção em andamento, pois é o mínimo que podem fazer em respeito às pessoas que atenderam prontamente ao chamado.

As empresas de consultorias normalmente tratam ou deveriam tratar os candidatos também como clientes, de modo que fiquem satisfeitos em participar do processo de seleção, mesmo que para esta vaga não alcancem seus objetivos de colocação, uma vez que para outras posições a consultoria poderá contatá-los para uma futura participação.

Mesmo depois de passarem pela indicação da consultoria para serem entrevistados pela empresa, os candidatos devem continuar mantendo contato com a consultoria para obter "feed back" sobre o andamento do processo, desde que não haja nenhuma outra recomendação pela consultoria ou mesmo pela empresa. Mesmo sendo uma obrigação da consultoria informar ao candidado, nada impede que ele busque informações, pois isto pode demonstrar interesse pela posição.

Uma grande preocupação dos candidatos é a necessidade de saber o motivo da reprovação, uma informação difícil de se obter das consultorias e empresas.
É de fundamental importância que as consultorias informem aos candidatos qual foi o diferencial que definiu a contratação, mesmo que seja uma melhor afinidade por um determinado candidato por parte da empresa contratante, o que não é difícil acontecer.

Mostrar os pontos fortes e fracos que ajudaram a eliminar o candidato é importante, pois servirá de referência para conduzir o próximo processo. Portanto, é natural que o candidato procure informações sobre as possíveis causas de sua eliminação.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Orientação Vocacional


Ao falarmos de escolha profissional fundamental definir o que se entende por escolha. A escolha de uma profissão ocorre em geral na adolescência e muitas vezes significa a entrada no mundo adulto.

O processo de escolha inicia-se na adolescência período de busca de si mesmo, busca de uma identidade, período de crises e questionamentos.
E um período da vida muitas vezes chamado de nascimento existencial em que muitos aspectos da identidade adulta já começam a ser definidos, como sexualidade à vida afetiva, e a escolha de uma profissão.

A busca da orientação por parte do jovem e com freqüência carregada de ansiedade, determinada pelo conflito inerente a escolha. Ao escolher uma profissão esta se deixando de lado a outra, a não escolhida e, num primeiro momento esta não terá condições de ser realizada.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Vencendo o desemprego...


Em tempo de limitação de vagas no mercado, procurar emprego é um desafio que deve ser encarado com muito profissionalismo.

A dedicação e a criatividade são ferramentas indispensáveis na trajetória de alcançar uma nova colocação com remuneração mais compensadora.

Tanto para quem está insatisfeito com o atual emprego como para quem está procurando seu novo emprego, deve encarar essa tarefa complexa como uma atitude de “venda de serviço”.

Procurar emprego sob uma visão moderna é “vender um perfil profissional para o mercado”.

O concorrido mercado de vagas em aberto é daquele que melhor consegue vender as suas boas qualificações se encaixando dentro do perfil exigido pelas empresas.

Teoricamente podemos avaliar que a vantagem nesse caso está para os profissionais de vendas, certo?!
Errado! Nesse ponto vale o velho ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”.
Temos orientado diversos profissionais de vendas que normalmente são campeões em vendas dos produtos de seus empregadores, mas não sabem se vender como profissional para o mercado.

E isso é comum em todas as atividades profissionais envolvendo as mais diversas áreas como técnica, humana, engenharia, etc.

Portanto prepare-se para o desafio: “Você é um bom vendedor de si mesmo?”

Alcance Consultoria - Laudos Psicológicos e Orientação de Carreira



ALCANCE CONSULTORIA E TREINAMENTO S/C LTDA

Orientação Vocacional, Orientação de Carreira, Coaching, Assessment, Laudos Psicológicos de profissionais especializados e executivos.
Seleção de Pessoal (HUNTING) e Recolocação Profissional (OUTPLACEMENT).

Unidade Alphaville (11) 4191-9377 com Nair
Unidade Vale do Paraíba (12) 3132-4963 com Lúcio
skype: alcance.rh